Desperdicios de água:

 

 Planeta Água: Desperdício
 

    O nome do nosso planeta é Terra, mas poderia muito bem se chamar Água, já que ela cobre a maior parte da superfície. Porém, isso não significa abundância de recursos, já que boa parte da água está congelada nos pólos ou é salgada.
A realidade é que: segundo a ONU, metade da população do planeta sofre com falta de água. E nem mesmo o Brasil está fora de perigo. Por isso, mais que nunca, economizar é fundamental.
Enquanto alguns países da África e do Oriente Médio sofrem com crônicos problemas de escassez de água, o Brasil, que tem a maior reserva de água doce do planeta, está literalmente jogando este trunfo fora. Em vez utilizar seus fartos recursos hídricos para o desenvolvimento, o país vive errando, seja pelo crescimento desordenado de suas cidades, pela poluição dos rios ou pelo desperdício (o Brasil é o pais que mais desperdiça água no Planeta).
    O desperdício residencial é o campeão. As maiores vilãs domésticas são as válvulas convencionais de descarga. Elas usam 40% de toda a água da casa. Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são dois litros de água desperdiçados.
Para combater o desperdício doméstico, muitos países precisaram baixar leis rigorosas. Nos Estados Unidos, todas as casas construídas depois de 1995 são obrigadas a ter descargas com caixa de seis litros, bem mais econômicas. A venda de peças de descarga convencional é proibida nos EUA.
No Japão, já existem programas de reciclagem dentro de casa. Além dos canos que trazem água potável, os prédios ganharam um segundo sistema hidráulico, que recolhe e trata a água para o reuso.
No Brasil, o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água sendo gasto no banheiro. Tudo isso pode mudar com simples mudanças de hábitos, assim como:

*no banho demorado;

*na escovação dos dentes;

*ao lavar as louças;

*ao lavar calçadas;

*ao lavar o automóvel.

A palavra do momento é ECONOMIZAR. Afinal, cada gota economizada é um ponto a mais na luta para que o PLANETA ÁGUA não seque.

 

 

 

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

loja online grátis Webnode